O Sindicato dos Municipários já vinha cobrando desde o início deste ano informações por parte da Secretaria Municipal de Saúde quanto o repasse do Estado ao Município, sobre o décimo quarto salário (incentivo estadual) dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs).

Acompanhando pela internet, a Comissão Representativa dos ACSs verificou que na terça-feira pela manhã já havia ocorrido o devido repasse do Estado ao Município. Tão logo o Simp foi informado pela Comissão, foi encaminhado Ofício à Secretária de Saúde, Ana Costa, questionando quanto a destinação destes recursos,  requerendo o pagamento com a maior brevidade possível devido ao atraso neste repasse, quais os Agentes que irão receber tal pagamento e quais os critérios que serão utilizados para esta definição.

Mesmo diante do envio de tal ofício, ontem à tarde a Prefeitura divulgou em seu site que em reunião realizada entre a Prefeita e Ana Costa, esta última informou que os recursos foram imediatamente encaminhados à Secretaria de Gestão Administrativa e Financeira (SGAF), para que o pagamento seja feito com a maior brevidade possível, porém em nenhum momento mencionando uma possibilidade de prazo máximo ou data.

Tendo em vista tal afirmativa, o Simp encaminhou ofício ao Secretário José Cruz questionando até quando os pagamentos se efetivarão, os critérios e quais ACSs serão beneficiados.