O SIMP repudia o Projeto de intitulado “Escola sem partido”, que nada mais é que a ESCOLA AMORDAÇADA, pois tal projeto fere a democracia e os princípios do saber do aluno no ambiente escolar, através de limitações gravíssimas quanto ao que poderá ser trabalhado no ambiente escolar.

Ele busca fazer com que a educação seja meramente reprodutora dos conhecimentos, retirando o papel questionador e crítico que são inerentes à ela, podendo causar ainda a omissão de determinados fatos históricos, atendendo interesse da classe dominante, pois a esta convém a manutenção da sociedade como é, e a reprodução das injustiças que, conforme o projeto apresentado, não poderão ser estudadas ou debatidas.

O  projeto “Escola sem Partido”, ou ESCOLA AMORDAÇADA, fere vários princípios da Constituição Federal, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e inclusive do Plano Municipal de Educação. Portanto, é inconstitucional e afronta toda a comunidade escolar e a sociedade.

O SIMP buscará junto à prefeita de Pelotas uma posição oficial, já que esta, além de prefeita também é professora, e este projeto que fere todos os princípios básicos da educação democrática, tem como um dos proponentes um vereador de seu próprio partido, e outro, líder do Governo na Câmara.

O SIMP lutará juntamente com o conjunto dos trabalhadores da educação contra este retrocesso e buscará junto com a sociedade a rejeição deste projeto que fere a democracia e o respeito à pluralidade de idéias no ambiente escolar.

TODOS E TODAS NA DEFESA DA ESCOLA SEM MORDAÇA!