Como resultado da reunião pública realizada na Câmara de Vereadores com a presença do Secretário Municipal de Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI), Jeferson Godinho Dutra, atendendo a convocação do Legislativo, houve o retorno ao seu local de origem, Departamento de Iluminação Pública (DIP), do Delegado Sindical Suplente que havia sido transferido ao Procon de forma imotivada.

A transferência do Delegado Sindical Suplente do DIP motivou uma série de iniciativas por parte do Sindicato dos Municipários para revertê-la. O Simp denunciou a prática de ato antissindical por parte do Governo Municipal, que havia  determinado o remanejo deste. Com a transferência, foi afastado de representar os seus colegas, ocorrendo-a de forma totalmente arbitrária e desmotivada.

O Simp foi comunicado na tarde de terça-feira (12/12), pelo Secretário Jeferson Godinho Dutra, em contato telefônico com a presidente do Sindicato, Tatiane Lopes Rodrigues, de que já está providenciando o retorno do servidor ao seu local de origem. “Nos sentimos contemplados pela posição do Secretário no retorno do Delegado Sindical ao seu local de trabalho, conforme apontado, a partir de segunda-feira”, comenta Tatiane.

No mesmo contato telefônico, foram relatadas ao Secretário outras questões que dizem respeito a relações de trabalho da SSUI, e este se comprometeu em verificar e tentar solucionar.

Na reunião realizada na Câmara de Vereadores, o Simp demonstrou que tanto a Constituição Federal como a Legislação Trabalhista estavam sendo desrespeitadas no que tange à garantia da permanência deste Delegado no local onde é representante eleito (DIP) por seus colegas de trabalho. Também foi frisada a impossibilidade deste realizar tal representatividade estando num local totalmente adverso, que era o Procon.

O Simp também aproveitou a oportunidade para denunciar, por meio de vídeos e imagens, alguns problemas com condições de trabalho existentes em visitas anteriores no DIP.

Como encaminhamento, havia sido determinado pelos vereadores presentes para que o Secretário, no prazo de até uma semana, respondesse quanto às alegações apresentadas e a possibilidade de retorno deste Delegado.

“Após inúmeras tentativas de reuniões com o Secretário sem obter êxito; reunião com a Prefeita Paula Mascarenhas; parecer contrário da Procuradoria do Município; manifestação da direção do Simp e Delegados Sindicais em frente à SSUI; denúncia na imprensa e publicação de Nota Pública assinada por mais de uma dezena de sindicatos de trabalhadores, contra a prática antissindical da Prefeitura e, por fim, a reunião pública na Câmara com convocação do Secretário, conseguimos com muito esforço e luta reverter a situação, garantir o que está previsto em Lei e a manutenção da representatividade sindical naquele local”, afirma o vice-presidente do Simp, Tiago Botelho.