O Sindicato dos Municipários de Pelotas (Simp) está se somando ao III Encontro Nacional de Educação (III ENE) – Etapa Municipal de Pelotas, que será realizado nos dias 16 e 17 de agosto, quinta e sexta-feira, no Colégio Municipal Pelotense, para discutir a atual mercantilização da nossa educação e o projeto “Escola sem Partido”.

O evento está sendo protagonizado pelos seguintes grupos e entidades: SIMP, ADUFPel, SINASEFE IFSUL, Diretório Central de Estudantes da UCPel, Diretório Central de Estudantes da UFPel, Grêmio Estudantil do IFSul- Gestão UNA, Diretório Acadêmico do Cinema da UFPel (DUCA), União da Juventude Comunista (UJC) e coletivo ALICERCE.

O Simp está convocando os Delegados Sindicais e convidando toda a categoria a se fazerem presentes no evento.

O III Encontro Nacional de Educação tem início na quinta, dia 16, às 18h30,  com a Mesa de Abertura abordando o tema “Educação X Capitalismo”, com participação de Fabiane Tejada- professora do curso de Artes da UFPel e integrante da diretoria da ADUFPel- ANDES; Ana Laura Juk- secundarista participante das ocuações de escolas em 2016, atua no Grêmio Estudantil da Escola Padre Réus (POA) e milita na UJC; e Guilherme Lovatto- professor de Ed. Física da rede estadual de ensino, militante do coletivo Alicerce.

Na sexta, dia 17, o Encontro se realiza no período das 9h às 11h30 e das 14h às 18h, sempre no Colégio Municipal Pelotense. Às 9h inicia a Mesa II, com tema “A juventude ocupa SIM: não vão nos calar!”; apresentação do documentário “ESCOLA SEM MORDAÇA” pelo co-diretor Ricardo Severo, com facilitações do espaço:  Isabela Fischer- estudante de Direito, constrói a atual gestão de DCE da UFPel, participou da luta contra a PEC do teto dos gastos em 2016 pelo comando de greve estudantil, milita no coletivo Alicerce; e Larissa Azevedo: estudante de História da UFPel, participou das ocupações secundaristas em 2016 e é militante da UJC.

Às 14h, GRUPOS DE DISCUSSÃO (GDs): Que Educação queremos?; GD 1: Educação não é mercadoria; GD 2: Reforma do Ensino Médio; GD 3: Entrar e permanecer sem opressão; 16h café coletivo- intervalo; 17h [apresentação do TOCO (Teatro do Oprimido); e 17h30 encerramento com Perspectivas de Luta.