Em face de denúncias apresentadas por servidores municipais e moradores das redondezas, a Direção do Sindicato dos Municipários juntamente com a Vereadora Fernanda Miranda (PSOL), fizeram-se presentes na Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP), na região do Porto, próximo ao Campus Anglo da UFPEL, para verificar as condições de funcionamento da Usina de Asfalto.

As denúncias foram em face da forte poluição emitida pela chaminé da Usina, a qual vinha prejudicando a saúde dos trabalhadores, causando problemas respiratórios, e atingindo a vizinhança da mesma forma, além de sujar casas.

Na visita foi constatado que a usina estava trabalhando sem vários filtros, ou porque já venceram ou porque estavam inoperantes e devido a não interromper com a produção, funcionando desta forma, era expelida uma fumaça com cheiro forte e detritos sólidos no ar que de acordo com o vento atingia longas distâncias, dificultando a execução das atividades de todos os servidores da Secretaria, e o dia a dia dos moradores em suas residências.

A informação obtida junto aos trabalhadores é de que já se havia encomendado tais filtros, porém, a sua chegada é demorada devido a vir diretamente de São Paulo. A Direção do Simp e a Vereadora tentaram conversar com o Secretário, o qual não se encontrava naquele momento. Por isso, o Sindicato encaminhou ofício o questionando no sentido de preservar a saúde dos trabalhadores de que, enquanto não houver a reposição de tais filtros, não poderia se continuar com a produção, solicitando a regularização o mais imediato possível.

“Nos poucos minutos que estivemos em visita, próximo à Usina, foi suficiente para sentirmos o impacto da poluição produzida, onde tivemos as roupas cobertas pelos detritos lançados e dificuldade de permanecer no local. Além disso, em conversa com alguns moradores, estes nos relataram que têm sido atingidos tanto nas suas casas como na sua saúde, e que o Secretário em conversa com eles, disse que a referida poluição não lhes causava problema algum”, critica o vice-presidente do Simp, Tiago Botelho.

Os moradores das redondezas relataram, inclusive, já terem realizado o registro de imagens através de seus aparelhos de telefonia celular e compartilhado nas redes sociais o seu descontentamento, desagrado e falta de maior atenção do Poder Público.

A Vereadora encaminhou a cobrança de soluções imediatas na Tribuna da Câmara, inclusive demonstrando imagens e relatando o descontentamento dos trabalhadores e moradores.