Conforme definição em assembleia promovida pelo Sindicato dos Municipários, de paralisar as atividades durante todo o dia de terça-feira, 27, os professores da rede municipal e auxiliares de educação infantil, liderados pela direção do Simp, estiveram presentes de forma massiva na Câmara Municipal de Vereadores para demonstrar a sua rejeição e o pedido de retirada do Projeto de Lei que altera o atual Plano de Carreira do Magistério, retirando e em alguns casos diminuindo direitos historicamente conquistados.

As dependências da Câmara estiveram completamente tomadas, incluindo Plenário e áreas externas, obrigando alguns a permanecerem na calçada em frente ao prédio. Através de faixas, cartazes e palavras de ordem, foi demonstrado o descontentamento geral não só com a proposta de Projeto de Lei da Prefeita Paula Mascarenhas, a qual encontra-se protocolada, bem como com alguns vereadores que não quiseram opinar ou manifestarem-se a respeito.

Alguns legisladores informaram que o Projeto de Lei ainda não tramitou em nenhuma das Comissões Temáticas, para ainda depois ser analisado em Plenário, sem prazos definidos, bem como de que a sua retirada somente pode ser feita pela própria Prefeita ou pelo Líder do Governo, Vereador Fabrício Tavares, o que não ocorreu.

Ao mesmo tempo, alguns vereadores propuseram e definiram a realização de audiência pública para tratar do tema na terça-feira da próxima semana, dia 04 de dezembro, no Plenário da Câmara.

Após o encerramento da sessão, todos que encontravam-se na Câmara fizeram uma caminhada até o Paço Municipal, manifestando-se contrários à proposta e reivindicando a retirada do Projeto por parte do Executivo.