Na tarde de quinta-feira (19) a direção do Sindicato dos Municipários de Pelotas esteve em reunião com a secretária de Saúde, Roberta Paganini, para tratar de temas relacionados aos servidores e às ações daquela pasta na prevenção e combate ao coronavírus.

A direção do Simp colocou a importância da saúde como um todo para a sociedade, levando em consideração as condições de segurança para aqueles que prestam este serviço, sendo cobrada a garantia de que todos os trabalhadores do Município, em especial os da Saúde, somente lidem com o público se estiverem com os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) necessários para evitar a contaminação e propagação da doença.

A secretária se comprometeu em garantir a estrutura de prevenção (EPIs) para o conjunto destes trabalhadores e, na sequência, o Simp questionou esta situação nas demais Secretarias, como a da Assistência Social, Guardas Municipais, dentre outras, que por sua natureza tem condições especiais de trabalho. Roberta Paganini disponibilizou-se em verificar as situações e auxiliar tecnicamente em resolvê-las, haja vista que não são de sua competência.

Tendo isto em vista, na manhã desta sexta-feira (20), ocorreu reunião com o secretário de Administração e Recursos Humanos, Eduardo Schaefer. Inicialmente, abordou-se situações gerais e comuns a todas às secretarias, como os servidores que enquadram-se nos grupos de risco (gestantes, portadores de doenças respiratórias e imunodeprimidos, idade igual ou superior a 60 anos), sendo informado pelo secretário que já durante a semana as Secretarias que são consideradas como não essenciais (todas menos a de Saúde, Segurança e Trânsito), segundo Decreto Municipal, dispensaram estes trabalhadores para atuarem nas suas residências.

A direção do Simp defendeu a desburocratização para a liberação dos servidores que se enquadram no grupo de risco, e que estava sendo exigida a comprovação da doença por meio de atestado emitido somente por profissional da rede pública de saúde, o que colocava mais ainda em risco não só o servidor, mas como também a população, sobrecarregando o sistema público. Diante da argumentação do Simp, que já havia sido levada à secretária de Saúde, Eduardo Schaefer se sensibilizou e apontou que todo o quadro de servidores que se enquadra nestes casos entrem em contato telefônico com a Secretaria de Administração, que por sua vez em momento posterior estará divulgando no site da Prefeitura outros meios de fazer o encaminhamento correspondente.

O secretário ainda afirmou que a partir de segunda-feira (23) não haverá mais atendimento presencial na Secretaria, sendo que será divulgado no site da Prefeitura todos os meios de contato para envio de solicitações por parte dos servidores.

Também foi abordada a questão dos EPIs, especialmente para as Secretarias que permanecerão lidando com o público, para que os servidores se preservem e protejam a comunidade, como é o caso da Assistência Social, que abriga crianças, adolescentes e idosos, a de Desenvolvimento Rural, Guarda Municipal, Trânsito, entre outras, já que o Serviço de Supervisão e Segurança do Trabalho é de responsabilidade da Secretaria de Administração.

Por fim, a direção do Simp ratificou ao secretário que se reconhece a importância do papel dos servidores públicos no combate à pandemia, mas que não abre mão do fornecimento dos Equipamentos de Proteção Individual.adequados e que a atual situação exige.