O Sindicato dos Municipários criticou o recente Decreto número 6.296, de 30 de julho de 2020, o qual, ao mesmo tempo em que ratifica o estado de calamidade pública, para fins de prevenção e enfrentamento à epidemia causada pelo novo coronavírus, determina o atendimento presencial ao público externo nas secretarias municipais, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Quanto a esta posição do Governo através do novo Decreto, o Sindicato dos Municipários entende como verdadeiro absurdo, colocando em imenso risco, não só a vida dos servidores, mas também a da população em geral que irá comparecer e circular pelos mais diversos órgãos da Prefeitura, quando a cidade já se encontra com 15 leitos de UTI ocupados e número de contaminados em 955 confirmados, com 18 óbitos até 30/07 e que diariamente só vem aumentando.

O Simp questiona o relaxamento das medidas de contenção que vem sendo cada vez mais abrandado, pois enquanto a cidade de Pelotas já foi classificada na bandeira vermelha relativamente aos riscos à saúde da população, o Governo tem entrado com recurso para isto.

Também se questiona qual o amparo científico ou estatístico para a tomada de tal determinação, haja vista que com certeza não foi o número de contaminados ou de óbitos, o qual só vem crescendo. E mais, na data de ontem, 30/07, pelo terceiro dia consecutivo o Estado do Rio Grande do Sul bateu seu recorde de registro de mortes para 24 horas devido ao coronavírus.

Mesmo em outras regiões do mundo onde começou a apresentar declínio na contaminação, acabou ocorrendo uma segunda onda de casos de covid-19, que tem afetado em diferentes graus vários países, inclusive alguns que, no início da pandemia, foram elogiados por sua eficiência em promover medidas de contenção. Embora essas medidas iniciais tenham sido cruciais para poupar milhares de vidas humanas, a segunda onda evidencia a dificuldade global em lidar com o novo coronavírus.

Segundo o próprio diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreysus, em declaração aos mais diversos meios de comunicação, pediu a todos que tratem como decisões de vida ou morte todas as decisões a respeito de para onde vão e com quem se reúnem – porque é isso que elas são.

Levantamento da agência Reuters aponta que quase 40 países reportaram recordes diários de casos de infecção na última semana e dobraram o número de casos que havia sido registrado na semana anterior.

O Simp irá buscar reverter o teor do Decreto por meio de ação judicial, no sentido de tentar proteger a categoria dos municipários e consequentemente toda a população de Pelotas.