A partir de reivindicação encaminhada pelo Sindicato dos Municipários de Pelotas (SIMP), a prefeita Paula Mascarenhas atendeu ao pedido de proteção especial com relação às servidoras gestantes devido à pandemia causada pela COVID-19.

Em 14 de setembro o SIMP encaminhou o ofício número 099/2021, reivindicando proteção para as servidoras gestantes, bem como divulgou matéria nas redes sociais apontando o fato de que a Prefeitura não havia afastado as gestantes estatutárias, mas apenas as celetistas, por estas estarem protegidas por lei, fato que além de criar cruel disparidade, causa enorme preocupação quanto aos possíveis danos que essas mulheres e seus filhos poderão sofrer futuramente.

Na resposta da prefeita houve concordância com as ponderações do Sindicato, apontando que o Decreto municipal aplicável à situação contém abertura para que também as servidoras estatutárias, e não só as celetistas, possam ter proteção especial.

A prefeita aponta para o caso das professoras, por exemplo, em que as gestantes possam ser encaminhadas para as atividades de teletrabalho, eis que o calendário ainda está funcionando no sistema híbrido. No caso das servidoras de outras secretarias, afirma que, quando não for possível uma situação de teletrabalho, pode ser identificada uma atividade na mesma pasta que não exponha ao risco de contaminação para a servidora gestante.

A presidente do SIMP, Tatiane Lopes Rodrigues, destaca esta conquista e lembra que o Sindicato vem lutando incansavelmente, desde o início da pandemia, na defesa das vidas e na busca de proteção não só dos servidores e servidoras municipais, mas também de toda a comunidade.