A Direção do Sindicato dos Municipários de Pelotas (SIMP), acompanhada de comissão representativa dos servidores da Enfermagem, manteve reunião com a Prefeita Paula Mascarenhas e sua equipe, na manhã desta segunda-feira (21), no Paço Municipal, a partir de convite desta na última sexta-feira, dia 18.

No encontro, a Prefeita informou que até aquele momento ainda não havia ocorrido o repasse da União para fins de pagamento do Piso Salarial da Enfermagem, mas assim que ocorrer, o SIMP será comunicado.

Este repasse se referirá ao pagamento de quatro meses retroativos, quais sejam, maio, junho, julho e agosto. A Prefeita informou ainda que, a partir do depósito pela União na conta da Prefeitura, esta terá até 30 dias para repassar aos trabalhadores, ou seja, se por exemplo isto ocorrer ainda hoje, teria até 21 de setembro para o pagamento correspondente.

Paula também informou que ainda não houve retorno por parte da União a respeito das planilhas enviadas pelo Executivo com a relação nominal e individual de cada profissional da Enfermagem, incluindo carga horária correspondente.

Para aqueles trabalhadores da Enfermagem que atuam na Estratégia de Saúde da Família (40h semanais), ainda não há uma clareza e definição junto a União se será o piso pago proporcional a esta carga horária ou a de concurso (cargo). Lembrando que o piso será pago proporcional a carga horária de cada cargo, considerando como valor integral correspondente a 44h semanais. Também foi informado que possíveis distorções que possam ocorrer nos valores, estes serão corrigidos mensalmente, conforme divulgação do próprio Governo Federal.

O Governo Municipal avalia ainda qual o instrumento jurídico legal deverá ser feito para o repasse e também quanto a forma de inclusão do piso no pagamento e suas implicações no que se refere ao que incidirá ou não sobre este.