A Chapa 1 – “SOMOS TODOS, TODAS E TODES SIMP”, que representa a atual direção do Sindicato dos Municipários de Pelotas (SIMP), porém com alguns novos integrantes, foi eleita no processo eleitoral realizado nos dias 25 e 26, onde os associados escolheram a diretoria executiva, conselhos fiscal e deliberativo para o triênio 2023/2026.

O total de votos apurados dos servidores associados foi de 1.539, com 1.472 votos para a Chapa 1, 17 votos em branco e 50 votos nulos, representando participação expressiva, haja vista toda a situação de mau tempo e dificuldades de acesso a vários locais por conta de enchentes, além de que mesmo em processos anteriores os quais houve chapas concorrentes, não se atingiu tal número.

Assim como procedido em eleições anteriores onde teve uma única chapa inscrita (situação), igualmente se respeitou os prazos, publicações e formas, ou seja, o Edital foi publicado no Jornal Diário da Manhã no dia 08/09, estando afixado na sede do SIMP no dia 11/09 e o Regimento Interno nas mídias do SIMP. Tinha-se até o dia 13/09 para qualquer interessado pedir impugnação, o que não ocorreu. Por não ser um plebiscito, a cédula possuía o nome da chapa 1 e um quadro para marcar, porém, quem não concordasse com esta, poderia votar em branco ou anular (cabe salientar que em outros processos com uma chapa o modelo de cédula era idêntico).

“Os 1.539 colegas associados que votaram na Chapa 1 – “SOMOS TODOS, TODAS E TODES SIMP” demonstraram que nossa categoria quer buscar seus direitos e ampliar conquistas, através da luta organizada e do apontamento de propostas. A ampla participação deixa claro que nós servidores não aceitamos ataques descabidos, falta de propostas e de trajetória de lutas, mas que queremos a manutenção de um sindicato combativo, presencial (muito além das redes sociais ou virtualmente) e que encaminhe suas demandas”, afirma o novo presidente eleito do SIMP, Tiago Botelho Domingues.

“Embora com toda a intempérie e dificuldades de acesso, entendemos como significativo o número de associados que fez questão de participar das eleições, mesmo sendo uma única chapa, logo, o resultado das urnas expressa a confiança em nós depositada, nos dando mais entusiasmo e energia para ampliarmos o bom trabalho que já vinha sendo feito, mas tendo a humildade de receber as críticas, acolher sugestões e sabendo que daqui para frente várias lutas serão enfrentadas em defesa da categoria”, finaliza Tiago.