Os municipários lotaram o plenário da Câmara de Vereadores na quarta-feira pela manhã para protestar contra o descaso do Executivo com relação à pauta de reivindicações da categoria, protocolada junto a Prefeitura em 28 de abril e até hoje sem qualquer resposta por parte da Administração Municipal.

A presença dos municipários na Câmara foi definida na última assembleia da categoria como paralisação de todos os servidores pela manhã e dos trabalhadores em educação nos três turnos.

1

À tarde, os servidores da educação e professores participaram da audiência pública, ainda na Câmara, tendo como pauta o piso salarial da educação, onde o plenário do Legislativo também esteve lotado.

Pela manhã, com a presença do funcionalismo, o líder do Governo na Câmara, vereador Roger Ney (PP) fez contato telefônico com o Chefe de Gabinete, Abel Dourado, buscando a abertura das negociações com os municipários, tendo este respondido que não negociaria com a categoria paralisada.

“Esta é uma grande contradição do Executivo, em dizer que não negocia com a categoria paralisada, sendo que até o momento os municipários não se encontravam paralisados e não houve qualquer contato para reunião por parte dos representantes da Prefeitura, sendo que já se passaram doze dias da entrega da pauta de reivindicações do funcionalismo para a Administração Municipal”, critica Tiago Botelho, diretor do Sindicato dos Municipários.

Na ocasião foi formada uma comissão de vereadores que se comprometeu em buscar a abertura das negociações entre Prefeitura e servidores, e que esteve reunida com a direção do Simp e servidores integrantes da comissão de negociação na manhã desta quinta-feira. Ocorre que em contato feito pelos vereadores com o representante do Governo, Abel Dourado, este afirmou que ainda não havia posição da Prefeitura a respeito das reivindicações e que os servidores não seriam recebidos.

Diante da ausência de uma resposta objetiva, foi solicitado pelos vereadores que a Prefeitura enviasse documento ao Simp informando oficialmente aos municipários que a Administração Municipal ainda não definiu sua posição quanto aos itens da pauta, pois estariam realizando estudos de impacto financeiro.

A categoria dos municipários realiza nova assembléia geral nesta sexta-feira à tarde, a partir das 14h30min, no auditório externo do Colégio Municipal Pelotense, para avaliação da campanha salarial deste ano.