Os municipários de Pelotas paralisam suas atividades nesta terça-feira em protesto contra a falta de respostas da Prefeitura à pauta de reivindicações da categoria, protocolada junto a Administração Municipal no último dia  28 de abril. Conforme informação do presidente do Simp, Duglas Lima Bessa, pela manhã, às 9h30min, a categoria marca presença na Câmara de Vereadores e a tarde, a partir das 17h, haverá concentração e ato cultural junto ao Chafariz do Calçadão do centro da cidade.

Na quinta-feira, às 14h30min, o funcionalismo realiza nova assembleia geral, desta vez na Praça Coronel Pedro Osório. O indicativo de greve já foi aprovado na assembléia da última sexta-feira.

Nesta terça-feira pela manhã os municipários se farão presentes na Câmara para tentar estratégia de pressão sobre o Governo Municipal, buscando, junto aos vereadores, o trancamento da pauta de votações de todos os projetos oriundos do Executivo, até que a negociação salarial chegue ao seu final. “Esta é uma das formas para buscarmos reverter o descaso da Prefeitura, que passados mais de quinze dias ainda não apresentou respostas à nossa pauta de reivindicações”, aponta Duglas.

Também na Câmara os municipários irão pleitear a derrubada do veto do prefeito Fetter Jr. ao projeto de lei que penaliza a prática do assédio moral no âmbito da Administração Municipal.

A tarde, a partir das 17h, serão instalados dois telões junto ao chafariz do calçadão para apresentação do vídeo “Mudar esta realidade: compromisso de todos”, juntamente com concentração dos municipários e ato cultural com apresentações musicais.

“Entendemos como injustificável a demora na resposta aos pleitos dos servidores, eis que não há nenhum fato novo que imponha necessidade de “estudos de impacto financeiro”, como vem alegando o Governo Municipal para não expor seu posicionamento frente aos pedidos da categoria. Nem mesmo o recente julgamento do Supremo Tribunal Federal quanto a constitucionalidade da Lei do Piso Salarial Nacional da Educação pode servir de subterfúgio para a ausência de propostas por parte do Governo” critica o presidente do Sindicato dos Municipários.

“Somente podemos entender a ausência de respostas como total descaso administrativo, falta de planejamento e de projeção financeira por parte do Governo Municipal, lembrando que a imensa maioria dos Municípios de nossa Região já negociaram e definiram as pautas de reivindicações com seus servidores”.

“O Simp convoca todos os servidores a participarem destes atos, pois somente com a visibilidade do movimento poderemos forçar o Governo Municipal a dar as respostas que tanto esperamos”, finaliza Duglas Lima Bessa.