O Sindicato dos Municipários está convocando todos os trabalhadores da educação para paralisarem suas atividades na próxima quarta-feira, dia 15, nos três turnos, aderindo a Greve Nacional da Educação, convocada pela CNTE, Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Contra o Desmonte da  Aposentadoria e Rumo a Greve Geral da Classe Trabalhadora.

A proposta de reforma da previdência apresentada pelo Governo Bolsonaro prejudica os trabalhadores, retirando direitos conquistados ao longo de muitos anos. Se aprovada a proposta de Bolsonaro, os professores passarão a ter idade mínima de 60 anos para ambos os sexos, e o tempo de contribuição, que hoje é de 25 anos para a mulher e de 30 anos para o homem, será de 30 anos para todos.

Além do ataque aos direitos dos professores, o Governo Bolsonaro vem realizando um verdadeiro desmonte da educação, cortando recursos das universidades federais, inviabilizando seu funcionamento e preparando a privatização do ensino público e gratuito.

O Simp também está chamando os trabalhadores da educação para o Ato Unificado que acontece a partir das 14h, no Largo do Mercado Público, com marcha em defesa da educação às 16h30.

A presidente do Simp, Tatiane Lopes Rodrigues, aponta para a importância do engajamento dos trabalhadores da educação na paralisação e atividades do dia 15: “é preciso reagir para evitar o desmonte da educação pública, que iniciou pelas universidades e que certamente irá chegar ao ensino médio, fundamental e infantil, além da retirada de direitos historicamente conquistados pelos professores, como ocorre com as regras de aposentadoria”.