ccc8c402e9309c0ae93ca9183554347b

SIMP AJUIZA AÇÃO CONTRA PREFEITURA PARA BUSCAR INSALUBRIDADE PARA MERENDERIAS

O Sindicato dos Municipários de Pelotas na condição de substituto processual, tendo em vista a prerrogativa que lhe confere o art. 8º, III, da Constituição Federal de 1988, ajuizou ação coletiva frente ao Município de Pelotas pleiteando o adicional de insalubridade as ocupantes dos cargos de Merendeira.

“Após várias tentativas de buscar junto à Prefeitura o pagamento da insalubridade das merendeiras sem obter êxito, decidimos entrar na Justiça para garantir o direito destas servidoras”, informa a presidente do Simp, Tatiane Lopes Rodrigues.

“Esse encaminhamento se fez necessário devido à exposição diária a produtos químicos e às péssimas condições de trabalho a qual estão expostas as merendeiras”, salienta Tatiane.

O exercício das atribuições de merendeira implica em contato diário, permanente e habitual com agentes químicos e físicos agressivos à saúde humana.

Nesse sentido, a busca pelo adicional de insalubridade via Judiciário tornou-se necessária, pois o Município de Pelotas não reconhece as condições insalubres das atividades desenvolvidas pelas merendeiras, e consequentemente não paga o adicional devido. A apreciação da matéria pelo Judiciário depende da elaboração de laudo técnico que vai avaliar as condições de trabalho das merendeiras.

1

SIMP REALIZA REUNIÃO COM TRABALHADORES DA ETERPEL

A direção do Sindicato dos Municipários, juntamente com os integrantes da comissão de representantes dos trabalhadores da Empresa do Terminal Rodoviário de Pelotas (ETERPEL), esteve reunida com o diretor-presidente da empresa, Ademir Oliveira, na manhã da última terça-feira, dia 18.

“A reunião foi bastante produtiva, sendo encaminhada a criação de uma comissão formada pelos trabalhadores, composta pela contadora da ETERPEL e representantes do setor de recursos humanos para construção de uma proposta de plano de carreira que iniciará seus trabalhos já a partir de janeiro de 2015”, informa a presidente do Simp, Tatiane Lopes Rodrigues.

Também foi informado pelo diretor-presidente a aquisição de três aparelhos de ar condicionado para o setor de passagens, que serão instalados até o dia 15 de dezembro e após serão realizadas as adequações para tornar aquela área climatizada.

Por fim, ficou definido que serão dados os encaminhamentos necessários para a constituição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

SIMP REALIZA ASSEMBLEIA COM MAGISTÉRIO NA PRÓXIMA TERÇA

O Sindicato dos Municipários de Pelotas realiza assembleia com professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio e Auxiliares de Educação Infantil na próxima terça-feira, dia 25, com primeira chamada às 9h e segunda chamada às 9h30, no auditório externo do Colégio Municipal Pelotense. Na pauta o piso salarial e plano de carreira do magistério.


De acordo com o vice-presidente do Simp, Tiago Botelho, diante do anúncio do prefeito, durante a festa em comemoração ao Dia do Professor, de que será elaborado um novo plano de carreira para o magistério, e que para tal elaboração contará com dois representantes indicados por cada escola, a entidade viu a necessidade de convocar a categoria envolvida para debate acerca do tema, tendo por pauta piso salarial e plano de carreira.


Anteriormente à esta assembleia o Simp estará realizando reunião com os delegados da Educação nesta sexta-feira, às 14h, na sede da entidade. Tiago lembra que na última assembleia específica do magistério ficou deliberado que não se discutirá nenhuma proposta de plano de carreira enquanto a Prefeitura não cumprir com o pagamento do piso salarial como salário padrão, conforme determina a Lei.

LUTO

NOTA DE PESAR

O SINDICATO DOS MUNICIPÁRIOS DE PELOTAS lamenta profundamente o falecimento de seu associado Dr. Paulo Luis Caputo, servidor público como Médico (Inativo).

Dr. Paulo depois de 3 anos de luta contra a Esclerose Lateral Amiotrófica, faleceu neste domingo (16), onde está sendo velado na capela A 2 e será sepultado às 15h no Cemitério Ecumênico São Francisco de Paula.

  • Últimos Vídeos

    Programa de TV do SIMP de 14/11/14
  • Programas SIMP

    Rádio Com 104,5 Fm
    Ouça Agora
    Quinta das 18:00 às 19:00


    Televisão
    Sexta das 19:00 às 20:00
    Canal 2 Viacabo
    Canal 14 NET

  • Tweets do SIMP

    Siga-me no Twitter!
  • Sugestões

    Sugestões